O Instituto Galante Franco atende com um corpo clínico treinado e qualificado, em suas modernas instalações, disponibilizando desde consultas e exames a procedimentos cirúrgicos.
A redução do tamanho da mama é uma das cirurgias mais procuradas em nosso país. Diversas técnicas foram desenvolvidas, oferecendo forma bonita à nova mama aliadas às pequenas cicatrizes. Quanto à cicatriz, o Instituto Galante Franco tem empregado três alternativas: cicatriz areolar, vertical ou “T” invertido, conforme a flacidez cutânea e hipertrofia das mamas.
Todo o material retirado é enviado para exame anátomo-patológico, permitindo diagnóstico precoce de pequenos nódulos ou outras alterações da glândula mamária. A anestesia é geral. A paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte e após 10 a 15 dias pode retornar ao trabalho. Os pontos são dados com fio absorvível e, portanto, não necessitam ser retirados. Exercícios e sol são liberados a partir de 60 dias.
Cirurgia muito procurada ultimamente. O aumento da mama mediante implante de silicone é realizado também com anestesia local e sedação ou geral. A cicatriz é colocada no sulco mamário. A paciente recebe alta no mesmo dia e após 7 a 10 dias pode retornar ao trabalho. Não deve elevar os braços por 15 dias. O tamanho e forma da prótese serão selecionados de acordo com o tórax e preferência da paciente.
Indicada para correção da flacidez cutânea e diástase (afastamento) dos músculos abdominais. Essa é uma cirurgia muito procurada por mulheres que tiveram filhos. A cirurgia de abdômen é realizada com anestesia peridural e sedação ou geral. A paciente fica internada um dia. Permanece com drenos aspirativos de 2 a 5 dias. A paciente deve caminhar curvada para não forçar a cicatriz durante 15 dias. Exercícios e sol são liberados a partir de 60 dias.
A flacidez facial e cervical (pescoço) é corrigida pelo descolamento da pele e reposicionamento dos músculos. O lifting facial, ou cirurgia do rejuvenescimento, é feito sob anestesia local com sedação ou anestesia geral. Pode ser acompanhado da blefaroplastia (plástica das pálpebras) e do lifting frontal (plástica da testa). O paciente fica internado por 12 a 24 horas e deverá fazer repouso por 10 dias. Exercícios e sol são liberados a partir de 60 dias.
A cirurgia plástica do nariz é feita normalmente sob anestesia geral e pode estar associada à septoplastia (correção desvio septal). O paciente tem alta no mesmo dia e permanece com “splint” imobilizador, que substituiu o gesso durante 7 dias. Quando então ele é retirado e é colocado esparadrapo de papel (micropore) que permanece mais 7 dias.
As incisões são todas internas, na maioria dos casos, podendo ser associada à pequena incisão na base da columela, em casos especiais. Quando é feita em associação com a cirurgia do septo nasal, o paciente fica com tampão nasal durante 2 dias. O nariz fica inchado durante 2 a 3 meses. O resultado definitivo aparece após o 6º mês.
Uma das primeiras regiões que denunciam o passar dos anos é a região palpebral. A pálpebra superior vai acumulando pele, a sobrancelha vai caindo progressivamente e, às vezes, ocorrem também a protusão das bolsas de gordura. Já a pálpebra inferior apresenta comportamento variável de pessoa para pessoa. Alguns pacientes apresentam precocemente acentuamento do sulco órbito palpebral, ou seja, evidência da marca do rebordo ósseo da órbita.
Outro sinal de envelhecimento é o aparecimento das bolsas de gordura que com o passar do tempo sofrem uma projeção anterior devido ao peso do globo ocular. Além disso, a pálpebra inferior, assim como a superior, pode apresentar flacidez cutânea e excesso de pele e do músculo orbicular.
O tratamento dessa região é de extrema importância para um bom resultado no rejuvenescimento facial. A plástica da pálpebra inferior é mais complexa. Pode-se fazer o tratamento da protusão das bolsas palpebrais e remoção do excesso cutâneo e muscular. Os cuidados pós-operatórios da cirurgia de pálpebra incluem: compressas com soro fisiológico gelado e repouso de um a três dias. Os pontos são retirados entre cinco a sete dias e o paciente é orientado a não tomar sol por dois meses.
A lipoaspiração, lipoescultura ou lipoplastia é uma técnica para remover gorduras por meio de pequenos orifícios (4 a 10 mm) com cânulas igualmente finas. A sua grande indicação é nas chamadas (gorduras localizadas), pois tem uma preponderância genética e nunca desaparecem totalmente com as dietas e o exercício físico.
Não está indicada para tratar obesidade ou perda de peso. A lipo tem como principal indicação reduzir volume e alterar a forma. A diminuição de peso não é o principal objetivo da lipo e nem se deve exigir dela um resultado “milagroso”. Os resultados variam conforme o caso e de acordo com a quantidade de gordura a ser retirada e a região do corpo a tratar.
Há vários fatores que condicionam os resultados de uma lipo, tais como: a técnica utilizada, os cuidados pós-operatórios, a colaboração do paciente, medidas dietéticas adequadas e exercício físico. Pode haver necessidade de “retoques” ou mesmo de outras lipos posteriores para se melhorar o resultado final, tudo dependendo de cada caso. Há situações em que tem que se fazer mais que uma sessão de lipo.
Os resultados definitivos de uma lipoaspiração, de uma forma geral, só se veem após alguns meses (3 a 12 meses, conforme o tipo de lipo realizada), mas observa-se melhora acentuada ao final de 3 a 4 semanas. As pequenas cicatrizes não devem apanhar sol durante 2 meses.
O tipo de anestesia depende da extensão da área ou áreas a serem aspiradas. A maioria das lipos são realizadas sob anestesia peridural ou geral, com alta no mesmo dia ou no dia seguinte. É muito importante em todo o tipo de cirurgia uma mobilização precoce. O uso de compressão e massagem pós-operatória são prescritos de acordo com cada caso.
A gordura removida pode ser injetada em outras regiões. Este processo é chamado de lipoescultura. Uma das áreas mais procuradas para injeção de gordura são as nádegas e acima dos “culotes”.
Muitas pessoas apresentam um queixo pequeno ou pouco projetado e, por isso, costumam ficar insatisfeitas com sua aparência facial. O objetivo da cirurgia conhecida como "mentoplastia" é aumentar a projeção do mento, ou seja, do queixo.
A correção das orelhas "em abano" é realizada sob anestesia local e sedação. O reposicionamento das orelhas pode ser feito a partir dos 6 anos de idade por meio de uma incisão atrás das orelhas. São dados pontos para que a posição delas fique mais agradável. O paciente tem alta no mesmo dia e fica com uma faixa durante 15 dias.